← Back to portfolio

Pesquisa revela as principais tendências do mercado freelancer

Published on

A carreira de freelancer ganhou força no mercado de trabalho em diversas áreas de atuação. Os principais benefícios que as empresas oferecem é a flexibilidade de horários, home office e oportunidade de crescimento. Em contrapartida, as características predominantes nos currículos destes profissionais são a flexibilidade, inovação e especialidade.

A Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, apresentou o perfil do freelancer e as tendências do setor em seu Relatório da Atividade Freelance e Empreendedorismo na região, lançado anualmente.

A atividade freelance, que cresceu 80% em 2017, vem se tornando uma boa oportunidade para profissionais que buscam uma renda extra e uma rotina mais maleável de trabalho. Segundo o relatório, o nível de formação da maioria é graduação/universitário, em torno de 44%. Aqueles que têm pós-graduação somam 22%. Já os técnicos/profissionalizantes representam 15%. O total de 28% são freelancers em tempo integral; 23% estão empregados; 19% são freelancers part-time; 17% estão desempregados e 13% têm um negócio.

Tendência do mercado

O relatório indica ainda as tendências do mercado freelance e as habilidades necessárias para o sucesso na área. Desta forma, as categorias mais contratadas por meio da plataforma Workana são Marketing e Vendas (33%); TI e Programação (30%); Design e Multimídia (28%); Tradução e Conteúdos (10%); Finanças e Administração (5%); Suporte Administrativo (3%); Jurídico (2%) e Engenharia e Manufatura (2%).

Sendo assim, as habilidades necessárias para o êxito profissional estão nas áreas de TI (50%); idiomas (30%) e comunicação (15%).

Sobre a Workana

Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com quatro anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de 250 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 1 milhão de freelancers cadastrados. Por meio da plataforma é possível contratar e oferecer serviços nas áreas de TI e Programação, Design e Multimídia, Tradução e Conteúdos, Marketing e Vendas, Suporte Administrativo, Jurídico, Finanças e Administração, Engenharia e Manufatura.